Gramado, Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017
A Entidade

Mantido pela iniciativa privada, o Gramado, Canela e Região das Hortênsias Convention & Visitors Bureau, é uma Fundação Civil sem fins lucrativos, e têm por objetivo fomentar o turismo na Região das Hortênsias (segundo regionalização do Ministério do Turismo, composta pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula) como destino, através de ações de apoio a captação de eventos de natureza técnico-cientificas (nacionais e internacionais), além de atrair visitantes através de ações planejadas e integradas de marketing.

A criação do Convention & Visitors Bureau da Região das Hortênsias

Sentindo a necessidade em criar um departamento que expandisse o setor de eventos da Região, a Visão Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, que iniciou seus trabalhos em 25 de Maio de 1999 e que contava com a participação de 40 sócios, criou o Convention & Visitors Bureau da Região das Horténsias em 05 de Novembro do mesmo ano.

Nos primeiros anos a entidade era comandada por um superintendente, auxiliado por uma pequena equipe que trabalhava na divulgação da Região, captações de eventos e na busca por associados para que todos os trabalhos e projetos pudessem ser realizados.

No ano de 2006 a entidade passa a atuar de forma independente como uma fundação sem fins lucrativos com foco em ações para a captação de eventos.

Desde a mudança do formato da entidade, até o início de 2013, foram 142 eventos captados, 156 mil pessoas atraídas para a região em função destes eventos, 468 mil room nights gerados e R$ 366 milhões deixados para a economia. Para os próximos quatro anos, o Convention estima mais R$ 82 milhões, gerados por 37 eventos já confirmados entre 2013 e 2016, e que devem trazer cerca de 35 mil pessoas para a região.