Gramado, Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017
Publicada em 26/12/2013 às 16:53h News Gramado, Canela C&VB - Dezembro/2013 Redação Convention Bureau

.

 

INFORMATIVO

Reunião com associados: compartilhando resultados

Imagem Media

No dia 12 de dezembro realizamos a última reunião com associados do ano. O encontro aconteceu no Hotel Alpestre e contou com cerca de 30 associados. Na ocasião foram apresentados os números alcançados pelo Convention em 2013. Em janeiro vamos compartilhar uma newsletter detalhando os números que foram revelados durante a reunião, para que todos tenham uma compreensão ainda melhor do trabalho realizado pelo Convention e da relevância dos resultados para a nossa região.

Reunião com Conselhos Curador e Fiscal: traçando estratégias

Imagem Media

Ainda no dia 12 de dezembro, os Conselhos Curador e Fiscal da entidade estiveram reunidos para a apreciação dos relatórios por setor. Coube também aos Conselhos a análise e aprovação do orçamento para 2014. Para o primeiro trimestre do próximo ano está previsto um trabalho para traçar um novo plano estratégico visando os próximos cinco anos. Assuntos ligados à captação de eventos e metodologia para a captação e retenção de associados também deverão ser revistos.

Reunião com SeturRS para tratar do MICE

Imagem Media

A convite da Secretaria do Turismo do Estado (Setur/RS), os Convention Bureaux do estado estiveram reunidos no dia 28 de novembro para tratar do segmento MICE - Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibition (Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições), uma das grandes apostas da secretaria, que busca posicionar o Rio Grande do Sul entre os destinos que mais realizam eventos no país.
O turismo de negócios é um dos segmentos que mais tem incrementado o fluxo de visitantes para o Brasil, gerado por um crescimento considerável no número de eventos, congressos e encontros realizados em todo o país. De acordo com a secretária Abgail Pereira, é um momento importante e promissor para tratar da estratégia, do ponto de vista da política pública, desta segmentação identificada já no plano de marketing do turismo do Rio Grande do Sul. "Desde o início da gestão temos pautado a necessidade de trabalharmos o segmento de negócios e eventos no RS. A constituição do comitê MICE é uma inovação, além de ser uma construção e um processo coletivo coordenado pela Setur/RS, que vai alavancar o Estado como um destino consagrado na captação de eventos", afirmou.
Apresentado pelo gerente do projeto na Setur/RS, Álvaro Machado, o MICE tem o objetivo de incrementar e estruturar o segmento de negócios e eventos, que irá impactar o turismo gaúcho, através de investimentos, estruturação e planejamento, promoção para atrair negócios e eventos fomentando assim o setor. "Esse comitê vai focar no papel diferenciado do Estado para a promoção do RS como destino MICE e vai envolver toda a rede de negócios e eventos", salientou.
A ideia é formar o comitê  junto ao Conselho Estadual do Turismo (Conetur) como uma câmara temática que vai discutir as políticas públicas para o segmento em um sentindo mais amplo, tendo em vista as particularidades de cada região, e visando auxiliá-las para uma atuação eficaz. Como encaminhamento, haverá outra reunião para que se formalize a constituição deste comitê, já o seminário tem previsão para ocorrer em março de 2014.
 

Região presente no Encontro e Congresso de Conventions

Imagem Media

De 2 a 5 de dezembro, o Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau esteve em Florianópolis/SC, presente no 6º Encuentro Latinoamericano de CVBs e no 4º Congresso Brasileiro de CVBs. "Neste congresso tivemos a oportunidade de trocar experiências com outros Conventions, conhecendo suas realidades e debatendo assuntos comuns a todos. Temas como viabilidade financeira, novas demandas dos promotores de eventos e a importância do banco de dados foram debatidos", revela Luciano Gonçalves, gerente executivo do Convention RH. Na oportunidade, também foram apresentados cases como parcerias de sucesso com entidades (Sistema S, Secretarias de Turismo e outras organizações), prospecção e retenção de associados, diferenciais para bem receber os promotores de eventos em visitas técnicas, entre outros assuntos de interesse mútuo.
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SeturRS), esteve participando de todo o evento, representada por Álvaro Machado. Outros números também expressam a relevância do congresso: ao todo, estiveram presentes 43 CVBs brasileiros, representados por 80 participantes. A presença de 12 CVBs internacionais também foi marcante, com congressistas do México, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, Chile, Panamá, Puerto Rico, Austrália, Estados Unidos, Venezuela e Paraguai.
 

 

 

 
 
 

PALAVRA DO PRESIDENTE

Foto: Cleiton Thiele
Imagem Media

Encerramos este ano fazendo uma profunda reflexão sobre o nosso trabalho. Somamos muitas conquistas para a região, cumprindo com nossa missão, que é a de captar eventos e gerar negócios. Em 2013 atingimos a marca de 33 eventos captados, o que representa um aumento de 10% em relação a 2012. Agregar novos associados para fortalecer a fundação e para poder trabalhar melhor também está entre as nossas metas. E, mais uma vez, conseguimos cumpri-las com êxito. Chegamos ao final de 2013 com 202 associados, sendo que 29 passaram a integrar o Convention neste ano.

Agora, nosso foco está no planejamento estratégico de aprimoramento da nossa gestão, visando a captação de mais eventos e mais associados em 2014. Temos a absoluta convicção de que juntos somos mais fortes. Precisamos do comprometimento de toda a cadeia turística para que possamos agregar cada vez mais eventos e novos negócios para fomentar nossa economia.

Agradecemos pelas conquistas deste ano, pelo aprendizado e pela parceria de cada um de vocês. Desejamos boas festas, saúde e paz para que possamos começar 2014 com as energias renovadas.

Um abraço,

Rogério Poloni

EVENTOS

JANEIRO
 

05 a 19

Pré-temporada do Esporte Clube Internacional - Gramado
 

06 a 09

Curso: Check-list da NBR 5410 e NBR 13570 - Gramado - Apoiado pelo Convention
 

08 a 12

Rodeio Crioulo e 2º Rodeio Internacional de Canela - Canela
 

10 de janeiro a 09 de março

Verão no Jardim da Serra Gaúcha - Nova Petrópolis
 

21 a 24

Fenim - Outono/Inverno - Gramado
 

30 de janeiro a 02 de fevereiro

Canela Foto Workshops - Canela
 

NOVOS ASSOCIADOS

Blumar Turismo

Churrascaria Garfo e Bombacha

Data Desk Informática

Grande Hotel Canela

Meditur

Plenarium Organização de Congressos

 

Se você não desejar mais receber nossa newsletter, clique aqui.

Para ver essa mensagem na web, clique aqui.